:: Biografia ::


Meu nome é Teresinha Miracy Canini Avila. filha de Humberto Canini e Anita Bruno Canini, nasci em Porto Alegre/RGS, onde vivo e resido.

Penso que nasci com o dom da Arte porque desde tenra idade eu desenhava com desenvoltura.

Estudei piano dos 5 anos aos 14 anos. Entretanto, o meu sonho era ser artista plástica ou cantora lírica, mas vários motivos me afastaram dessas vocações porque a morte de meu pai, quando eu tinha 18 anos, tive de repensar o futuro.

Assim, cursei a Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde fui diplomada como Assistente Social.

Durante 34 anos exerci esta profissão, fazendo dela instrumento de criação nas abordagens com a clientela de carentes.
Nesta área exerci importantes cargos a nível nacional e regional.

Finalmente, antes de aposentar voltei a me dedicar às Artes Plásticas, onde fiz inúmeros cursos com importantes artistas locais, além de um curso de Pintura no Instituto Lorenzo de Médici (Firenze-Itália) em 1993 e, em 1994, um curso de História da Arte em New York.

Passei a usar o nome artístico de Tenini (teresinha+canini)para facilitar a identificação na Arte. Desde então tenho participado de exposições individuais e coletivas no meu Estado e duas nos Estados Unidos.

Em pouco tempo fui reconhecida pelos marchands locais e catalogada no Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul, primeira e segunda edições.

Quanto à literatura, nos últimos 10 anos tenho participado de sites de Poesias na Internet e me dediquei às crônicas poéticas e do cotidiano na publicação Portynho de Porto Alegre- RGS.

Sou viúva, tenho uma filha e duas netinhas, de olhos cambiantes em verdes e azuis da primavera...